Ampliação de oferta de microcrédito

Segmento

A empresa em suas iniciativas de pesquisa, desenvolvimento e responsabilidade social, decidiu realizar um projeto que visava utilizar os dados do consumo e pagamento de energia elétrica para ajudar clientes com menor poder aquisitivo na obtenção de empréstimos de microcrédito produtivo e orientado. A energia elétrica está disponível para mais de 98% da população brasileira.

Ao analisar a massa informativa disponibilizada, foi possível avaliar e mitigar a assimetria de informações creditícias para populações de baixa renda, com reflexos positivos na oferta de empréstimos com menores taxas de juros para pequenos negócios.

Foram desenvolvidos modelos preditivos tanto para o responsável pelo pagamento da conta de energia quanto para os demais moradores, identificando indicadores testados em portfólios de microcrédito de uma grande instituição financeira. As informações objetivas foram complementadas e comparadas com informações de um birô de crédito.

Os principais indicadores foram identificados com sucesso. Uma rica documentação sobre o projeto pode ser utilizada pela comunidade interessada em microcrédito. A implementação das bases de dados para uso recorrente ficou a cargo do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), empresa parceira no projeto.

 

Entre em contato

+55 (11) 3262 2504

Rua Maestro Cardim, 407, cj. 1002/1004 01323-000 São Paulo/SP

contato@oficinadevalor.com.br